Total de visualizações de página

sábado, 19 de maio de 2012

A-a-a-a... áátimmm... Saúde...

Então, como o prometido na postagem de ontem que beira um grau de mixuruques, espero que não se repita essa má qualidade de postagens...
Enfim, hoje vamos falar do assunto que eu falei que ia falar com vocês hoje. (Hehehe entenderam a brincadeira?)
Você já se deparou com a seguinte situação, alguém espira e você ou outro alguém diz(deseja) Saúde??
Então, isso me aconteceu recentemente em uma aula, uma colega espirou e eu olhei pra ela e na melhor das intenções disse: saúde.
O estranho foi a reação dela, que me olhou com uma cara de quem tinha sido chamada de Fêdêpê...
Tipo, foi só um simples saúde.
Então contei esse causo no busão na hora de ir embora e me comentaram que alguns encaram como ofensa essa mania, e você o que acha, quando alguém tosse dizer saúde é sinal de boa educação ou é uma ofensa?

Sinceramente, nunca pude imaginar que isso podia ser entendido como uma ofensa, por que tipo, a pessoa espira e certamente quase nunca não vai ter um médico por perto, então no meu caso, eu desejo/digo saúde, como uma forma de prestar uma espécie de ajuda nessa hora, e por hábito também.
Alguns respondem: obrigado; outros mais engraçadinhos respondem; se não for peste, mas não gostar disso, eu nunca imaginei.

O que algumas pessoas no yahoo resposta falam a respeito disso:

dindinha:

Melhor resposta - Escolhida por votação

- Olá!

Antigamente era de costume dizer ou desejar "SAÚDE" a todas as pessoas que espirravam, inclusive era de boa educação e gentileza desejar saúde.
Mas os tempos mudam, os costumes também modificam e com isso a "etiqueta" da boa educação e comportamento também acompanha.
Eu não considero falta de educação desejar saúde a quem espirra, considero falta de costume atual, assim como ficou em desuso os filhos pedirem "a benção" aos pais quando acordam, saem ou quando vão dormir... isso está em desuso mais foi regra de educação familiar há cerca de 40 anos atrás.
Além do mais, sempre foi regra de boa educação quando acontecer alguém espirrar resguardar as pessoas que estão por perto e não espirrar em cima ou na cara dos outros, assim como sempre foi do conhecimento de todos que os espirros nem sempre são só veículos de vírus existem espirros alérgicos que não transmitem nenhum tipo de virose.

Uma excelente noite para você!

3 anos atrás
 
liper:

De acordo com uma pesquisa de 2004 do Fantástico, pelas regras de etiqueta, dizer saúde à pessoa que acabou de espirrar é uma falta de educação leve, mas a equipe do Fantástico diz o contrário.
Quando espirramos, liberamos vírus no ar que podem ser nocivos às outras pessoas, então a intenção científica de dizer saúde seria: "Cuidado ao espalhar seus vírus!", engraçado não é?
De acordo com a Ciência, dizer saúde pode piorar a capacidade respirratória de uma pessoa de acordo com normas da etiqueta quando alguém deseja que a saúde corporal do indivíduo espirrante melhore.
Ciência - Diz que dizer saúde não é falta de educação e ajuda.
Etiqueta social - Diz que é uma leve falta de educação.
Na minha opinião, a etiqueta é um pé na cova e é mais uma grande barreira que ninguém pode vencer, muito menos a Ciência, pois as pessoas seguem a Etiqueta porque querem.
Espero ter sido claro, e se não fui, por favor me avise...

3 anos atrás

Legal não? Então para finalizar, vamos a um texto que fala sobre isso. O link dele está aqui.




Por que dizemos 'saúde' quando alguém espirra?
por Stephanie Watson - traduzido por HowStuffWorks Brasil


Cortesia StockXpert

Muitas pessoas dizem "saúde" quando alguém espirra, mas ninguém diz nada parecido a alguém que tosse ou assoa o nariz. O que este tipo de expressão quer dizer, na verdade?

Desejar o bem da pessoa que espirrou é algo que, provavelmente, originou-se há milhares de anos. Os romanos diriam "que Júpiter cuide de você" ou "Salve", que significava "boa saúde para você". Enquanto isto, os gregos desejariam uns aos outros "vida longa". A frase "Deus te abençoe" é atribuída ao Papa Gregorio, o Grande, que a pronunciou no século 6 durante a epidemia de peste bulbônica (espirrar era um sintoma evidente de um tipo de peste).

O termo equivalente "gesundheit" vem da Alemanha e significa literalmente "saúde". A idéia é que um espirro normalmente precede uma doença. O termo entrou na língua inglesa no início do século 20, introduzido nos Estados Unidos pelos imigrantes que falavam alemão.

Quase todos os países no mundo têm seu próprio jeito de desejar o bem de quem espirra. Pessoas de países árabes dizem "Alhamdulillah", que quer dizer "louvado seja Deus". Os hindus dizem "Viva!" ou "Viva bem!". Alguns países possuem respostas especiais para espirros de crianças. Na Rússia, depois que uma criança ouve a resposta tradicional, "bud zdorov" ("seja saudável"), também costuma ouvir "rosti bolshoi" ("cresça forte"). Quando uma criança espirra na China, ouvirá "bai sui", que significa "que você viva 100 anos".

Para a grande maioria, as variadas respostas aos espirros se originaram a partir de superstições ancestrais. Algumas pessoas acreditavam que o espirro fazia com que a alma escapasse do corpo através do nariz. Dizer "saúde" evitaria que o demônio clamasse pela alma da pessoa. Outros acreditavam no oposto: que o espírito demoníaco usava o espirro como oportunidade para entrar no corpo da pessoa. Também havia a concepção equivocada de que o coração parava momentaneamente durante o espirro e que dizer "saúde" era uma forma de dar as boas-vindas à pessoa de volta à vida.

Sabemos que espirrar é um reflexo e é normalmente um sinal de algo relativamente benigno, como uma gripe ou uma alergia. Um espirro também pode ser causado pela exposição à luz solar ou pela inalação de um odor forte. Mesmo assim, mantivemos o costume de dizer "saúde", decorrente basicamente de um hábito ou cortesia comum.


Então, fica a dica, quando alguem tossir ou expirar perto de você, pense duas vezes antes de falar algo.
Aguardo sua opinião a respeito disso.
Até mais.

2 comentários:

  1. Tossir, espirrar, soltar gases, etc.. São reações naturais do corpo humano. As pessoas que o fazem e que devem pedir desculpas por estarem lançado vírus no ar. Mas se vc faz questão de ser mal educado e desejar saúde não esqueça de fazê-lo também para os que emitem gases.

    ResponderExcluir
  2. Tossir, espirrar, soltar gases, etc.. São reações naturais do corpo humano. As pessoas que o fazem e que devem pedir desculpas por estarem lançado vírus no ar. Mas se vc faz questão de ser mal educado e desejar saúde não esqueça de fazê-lo também para os que emitem gases.

    ResponderExcluir