Total de visualizações de página

sábado, 18 de agosto de 2012

Gina indelicada

Boa noite a todos, feliz dia do estagiário, e hoje não teremos piada de estagiário, mas sim vamos falar e ver um pouco maus sobre a história, repercussão  e origem da "Gina Indelicada", curti ela no primeiro momento que ví no Facebook.
Bora lá ver um pouco mais sobre esse ícone do marketing nacional.
Algumas reportagens que falam algo a respeito da marca de palitos...

Algumas curiosidades. link aqui.

Curiosidades do Palito de Dente Gina



Quem é essa mulher que estampa a embalagem dos palitos roliços de madeira Gina? Primeiro vamos dizer que Gina é o nome da mãe dos primeiros donos da empresa. Na verdade seria provavelmente um apelido originário de Regina. O palito deles foi batizado assim ainda em 1947, quando a marca foi criada.
Mas foi somente em 1975 que ficou decidido ilustrar a embalagem com a foto da dona Regina. No entanto, por um motivo não muito esclarecido, ao invés de pôr a foto da própria mãe, os donos da empresa contrataram os serviços de uma modelo profissional.
Foi chamada a então famosíssima Zofia Burk, uma polonesa que na década de setenta era uma das modelos mais requisitadas do país. Burk aceitou, fez a foto e seu rosto até hoje é associado a esse trabalho.

Curiosidades de Sobremesa

1 – Depois de terminada a carreira de modelo, Zofia Burk formou-se em psicologia. Ela é poliglota, fala oito idiomas.
2 – Quando foi fazer a foto para a embalagem, Burk precisou de maquiagem para parecer mais velha, uma vez que estava representando uma dona-de-casa.
3 – Em entrevista recente, Zofia Burk afirmou que não palita os dentes. Usa fio dental.



Mais 2 agora sobre a carreira dela e hoje em dia link aqui.



Quem nunca viu a foto de uma moça loira, presente já a muitos anos na caixa de palitos de dente Gina?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, seu nome não é Gina. Este é apenas o nome da fábrica que produz os palitos de dente, inspirado no nome da mãe dos primeiros proprietários. O nome da mulher que aparece na foto, é da ex-modelo publicitária paulista, Zofia Burk.

Na época que os palitos Gina apareceram no mercado (em 1975), Zofia era uma das mais requisitadas profissionais na sua área de publicidade. Ela fazia comercial de sabonetes, maquiagem, shampoo e até de sabão em pó.



Hoje em dia, Zofia está com 63 anos, e se aposentou após 17 anos de trabalho na Credicard. Ela mora no bairro paulistano do Sumarezinho, mas ao contrário do que você deve pensar, ela não está vivendo a velhice com luxo após ter ganhado milhões de reais com os lucros dos palitos de dente. Mesmo a foto dela estando por tanto tempo na embalagem, ela só ganhou um cachê normal na época, e mais nada. Nunca visitou a fábrica, nunca teve uma relação mais íntima com eles. Até tentou processá-los, pedindo participação no faturamento, mas não levou a ação adiante.

Ao abandonar a carreira de modelo, porque havia ficado com o rosto muito ligado a marca, dificultando novos trabalhos, Zofia cursou psicologia, mesmo nunca exercendo a profissão, e também foi guia da agência de turismo Stella Barros. Hoje em dia é parceira do filho, em sua própria agência de turismo.



Mas vai dizer, a Zofia, ou melhor, a "Gina" já se tornou parte do nosso dia-a-dia. Ela sempre está lá quando precisamos. E como sofre ... já foi rabiscada, furada e já fizeram milhões decomunidades dela no orkut, como por exemplo: Tive Medo da Gina dos Palitos, Tenho Medo da Gina dos Palitos, Furo o Olho da Gina do Palito, entre outras. :P



Outro link interessantemente é esse.



GINA DOS PALITOS DE DENTES



Brasil é um país rico em ícones que vão ficar para a historia, uma delas é a moça Gina que desde de 1947 estampa as embalagens dos Palitos Gina. Na verdade a modelo que aparece na foto, se chama Zofia Burk.






Os palitos surgiram no mercado em 1975 , na epoca Zofia era uma modelo muito requisitada na publicidade. Em entrevista para o site Babado, Zofia relembrou a época da foto: ”Na época, nem sabia que a foto era para aparecer na caixa. Achei que fosse para um display de supermercado. Nem me maquiar direito eu me maquiei” revela. Diferente do que se possa pensar Gina, digo Zofia afirma na entrevista que nunca recebeu pelo uso da imagem por mais de 30 anos. Apenas o cachê de modelo da epoca. Além de considerar as fotos como o ponto final da carreira. “Queimou a minha cara, fiquei muito identificada com a marca.”



O nome Gina é uma homenagem a uma das mães dos proprietários da fábrica de palitos.Mas fica no ar uma pergunta crucial : Palitar os dentes em público e falta de educação? A própria Gina , digo, Zofia Burk responde:
“Não é só falta de educação, é falta de higiene também. Você estraga seus dentes. Pra limpar os dentes, existem escova e fio dental.”





Mazáaa a Gina, ops Zofia e o Opala!!!

Agora finalmente o ultimo e principal do dia, a Gina Indelicada.
Mas antes, eu queria falar que achei o Facebook dela, é esse aqui.
E a reportagem é daqui.
PÁGINA ‘GINA INDELICADA’ USA FIGURA DA CAIXA DE PALITOS PARA FAZER HUMOR



Aquela moça simpática que ilustra a embalagem de palitos de madeira “Gina” já virou um símbolo nacional, mas, agora, ela também se tornou um “meme” da internet. No Facebook, a página “Gina Indelicada” brinca, justamente, com esse ar gentil da ilustração. Na rede social, a personagem ganha vida e reponde a perguntas dos usuários, só que de uma maneira nada delicada. “Gina, como faço para tirar alguém da cabeça?”, pergunta alguém. “Tira a cabeça que é mais fácil”, responde a fofa. “Gina, como termino meu namoro da melhor forma possível?”. “Chega pro seu namorado e fala: Amor, me desculpa, mas Deus mandou amar o próximo”, manda a personagem. A página, que foi criada na noite da última terça-feira (14), já tem mais de 200 mil fãs! E o número aumenta a cada minuto. Seu criador, um estudante de publicidade de 19 anos, morador de São Paulo, conta como surgiu a ideia: - O formato da Gina já estava na minha cabeça há um bom tempo, porém com outra personagem. Eu já estava tentando desenvolver a ideia, mas era um humor muito complicado de escrever. Isso não saía da minha cabeça. Então, na madrugada de terça para quarta-feira, estava na cozinha da república onde moro, com mais dois amigos, quando notamos uma caixa de palito na mesa, e começamos a falar sobre a Gina. Na hora, eu liguei a Gina à essa personagem que eu não conseguia desenvolver. Aí criei uma linguagem mais simples e fácil de escrever, e foi sucesso! - explica o rapaz, que prefere não revelar o nome, e trabalha com redes sociais há três anos. Ele se diz criador de outros personagens que já bombaram nas redes sociais, porém fala que esse “não é o momento ainda para falar sobre eles”. - Mas fizeram tanto sucesso quanto a Gina - garante ele. Segundo o estudante, “a Gina da caixinha de palito é super delicada, além de muito carismática e tradicional”. - Foi escolhida exatamente por isso. É uma das figuras que mais admiro - diz. Os posts na página do Facebook são feitos pelo jovem e alguns amigos, que dão sugestões. O humor típico do Twitter é a maior inspiração do roteirista.

O Globo


Atualizando, segundo fontes, tal perfil no Facebook (aqui ele) recebe 2 mil curtidas por hora, totalizando até agora mais de 415 mil curtidas.
Verdadeiro sucesso!!!
Flws.

Nenhum comentário:

Postar um comentário