Total de visualizações de página

domingo, 1 de abril de 2012

Origem do 1º de Abril como dia da mentira

Olá pessoal, então, tenho uma triste notícia, este blog foi comprado ventilador on line e agora continuará com o mesmo nome, mas pasará a ter rajadas de vento nas postagens, fu-uuuuuuuuuuuuu, fu-uuuuuuuuuuuuu feito, já começou...
Ráaaaaaa 1º de Abril... Brincadeira sem graça, mas faz parte... Tentamos.
Hoje é aniversário deste humilde Blog, aniversário de inauguração, por que de criação foi uns dias antes, é essa é nova pra você, ou não kkkk
Então a primeira postagem é essa que fala um pouco mais sobre este dia histórico, com textos retirados daqui e daqui.
Primeira parte é uma teoria para a origem deste dia e a outra se refere a algumas brincadeiras que foram faitas a aprtir dessa fama de dia da mentira. Até mais.



O primeiro de abril se tornou oficialmente o dia da mentira no ano de 1501, logo que os portugueses chegaram ao Brasil, por conta de brincadeiras que os índios faziam com os colonizadores, enganando-os a respeito da existência de ouro no litoral da terra que havia sido descoberta. A brincadeira foi revelada, e a data acabou sendo registrada como dia da mentira.
pinoquio-dia-da-mentira
Na verdade a explicação acima é que é mentira, mais uma a ser contada na data de 1º de abril há séculos em muitos países do mundo.

Segundo a enciclopédia Britannica (agora é verdade), há registros de brincadeiras do dia da mentira nesta data por muitos séculos, e ela pode ser comparada à festa Hilaria, celebrada em 25 de março na Roma Antiga, ou à celebração indiana Holi, de 31 de março.
Várias versões
Enciclopédias e dicionários de cultura internacionais são quase unânimes ao afirmar que não há um registro oficial da história do primeiro de abril como dia da mentira, ou uma justificativa formal para o dia ser conhecido desta forma em muitos países do mundo, incluindo o Brasil, os Estados Unidos, a Inglaterra e a França.
Uma das explicações é comumente apontada como a mais aceita por historiadores. Ela remonta à época em que o calendário usado pelos países da Europa mudou. Até 1564, o ano novo era comemorado em 25 de março, e os festejos eram prolongados até o dia 1º de abril, e não em janeiro. Foi neste ano que o rei Carlos IX da França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1º de janeiro, o que causou grande confusão no país e no continente.
Aqui entram duas versões. Uma diz que alguns franceses mais conservadores decidiram manter seus festejos no fim de março, sendo ironizados pelo resto da sociedade. Uma outra explicação, talvez mais realista, lembra que à época os meios de comunicação eram precários, então demorou para que toda a sociedade soubesse da mudança, fazendo com que a confusão fosse aproveitada para que fossem criadas brincadeiras envolvendo mentiras.
De fato, uma pesquisa histórica mostra que a mudança de calendário no início do século XVI não foi tão simples quanto pode parecer e tornou confusa a organização dos diferentes povos da Europa. O decreto do rei francês, assinado em 1564, só teve efeito em 1567, 15 anos antes da reforma do calendário gregoriano de 1582. Alguns países, como a Inglaterra, por exemplo, continuaram comemorando a mudança do ano em 25 de março por mais de um século, só adotando a mudança depois de 1751.
A Britannica diz que, desde o decreto francês, aqueles que continuaram comemorando o novo ano entre março e abril eram chamados de “bobos”, incentivando brincadeiras envolvendo mentiras. A convenção acabou se espalhando, com diferentes nomes e tradições, mas sempre envolvendo brincadeiras que fazem alguém de bobo com mentiras.
Todos os bobos
A primeira menção ao “all fool’s day” (dia de todos os bobos), como chamam a data na Inglaterra e nos Estados Unidos, vem de 1686, segundo o Dicionário de Folclore Inglês. O costume teria chegado ao país pela França e pela Alemanha. O costume teria se popularizado rapidamente, a ponto de ser considerado um hábito universal em textos do século XVIII.
Não há consenso sobre os primeiros registros do “dia da mentira” no Brasil.
Há outras explicações que tentam justificar o “dia da mentira”. Uma delas diz que a ideia veio da natureza, que costumava “enganar” as pessoas na virada de março para abril com mudanças climáticas repentinas. Ao serem feitas de “bobas” pelo tempo, as pessoas acabaram adotando a brincadeira.
Assim como este texto, que começou com uma explicação mentirosa para o dia da mentira, a imprensa mundial já caiu em outras mentiras espalhadas por acadêmicos que se divertiam com a data. Segundo o Huffington Post, um professor da Universidade de Boston fez com que a agência de notícias Associated Press passasse anos divulgando uma versão fictícia para a origem do dia da mentira, falando se tratar de algo da época de Constantino.
Uma coisa é certa: por um dia, é bom desconfiar do que se ouve por aí.
Fonte: G1




2ª parte...

Peças do Dia da Mentira que ficaram famosas

2004
Kremvax: uma das primeiras peças pregadas na internet no Dia da Mentira.
Ilha de San Serriffe: O jornal britânico The Guardian publicou um suplemento em que mencionava esta ilha ficcional. O nome da ilha vem de "sans-serif", uma família de tipos tipográficos.
Plantação de espaguete: O canal de televisão BBC no programa Panorama apresentou em 1957 uma reportagem falsa sobre árvores de espaguete. Muitas pessoas interessaram-se em plantar árvores de espaguete em suas propriedades.

2005

Google Gulp: O Google cria a página sobre uma bebida sua.
Wikipedia: April 1, 2005 Britannica takeover of Wikimedia: É criado na Wikipédia um artigo sobre a enciclopédica Britannica tomar o controle da Wikimedia e os seus projetos.
2006
1º de abril de 2006 na Wikipédia inglesa.
Pkislópodos - O 1º de abril da Wikipédia lusofona.

2008

O site de relacionamentos Orkut altera temporariamente a sua logomarca para Yogurt, um jogo de letras com o nome original.
A Wikipédia anuncia que apagará todas as imagens da Wikipédia lusófona por problemas de Copyright.
No site de imagens "deviantART" houve o aparecimento de Mudkips nos avatares.
A "Desciclopédia" anuncia que foi comprada pelo site Pudim.com.br, tornando-se a Pudimpédia.
2009
O site inglês "F1live" aproveitou o 1º de abril, dia da mentira, para lançar a falsa notícia de que Lewis Hamilton teria trocado a McLaren pela Brawn.
1º de abril tem Youtube de cabeça para baixo e piloto automático no Gmail.
O site de downloads BaixaKi anuncia o projeto Windows 8, uma versão revisada do Windows 7.

2010

O site oficial da banda de Metal Sinfônico Nightwish anunciou que Marco Hietala, baixista e vocal masculino, deixaria suas bandas e iria para um mosteiro para estudar canto de corais.
O site 'DeviantART' troca os avatares de todo mundo por ícones de TEAM Jacob, Edward, Seeker ou Lady Gaga.
A homepage do Google se disfarça de Topeka, uma cidade norte-americana que fez a mudança de seu próprio nome para Google, para tentar ganhar o projeto de banda larga da empresa.
O site MSN com seu fórum de informações e divulgações sobre tecnologia chamado 'Techguru' anunciou que deixaria de ser um fórum de Tecnologia e passaria a ser um fórum de Astrologia, o que geraria desanimo para todos os seguidores.
A 'Desciclopédia' anuncia que o site foi suspenso por medida cautelar por uso indevido de logomarca protegida por direitos autorais solicitada pela The Coca-Cola Company.
O Yahoo anuncia a descoberta de uma ilha chamada Lost, que supostamente teria sido a inspiração para o seriado Lost
O blog Bizarrices Automotivas é retirado do ar sem qualquer aviso, aparentando ter sido deletado.
O site Youtube anuncia uma nova ferramenta chamada Textp, essa ferramenta diz utilizar menos banda do site (US$1 por segundo) e ser uma boa alternativa, pois transforma todos os videos em formato ASCII (letras e números).
O blogueiro Daniel Perrone anuncia a demissão de Ricardo Gomes em seu blog no globoesporte.com.

2011

A rede social Orkut altera seu nome para Earkut em sua página inicial
O jornal britânico The Independent, publicou que Portugal vendeu o futebolista Cristiano Ronaldo a Espanha por 160 milhões de Euros.
A Google anunciou o Gmail Motion, onde o usuário não precisaria utilizar do teclado para executar as funções.  E também que o seu escritório na China desenvolveu uma ferramenta de teletransporte via ferramenta de buscas.
O site de videos You Tube comemorou nesse dia os seus "100 anos de existência".
A rede social LinkedIn adicionou em sua pesquisa por pessoas que você pode conhecer nomes como: Mágico de Oz (Feiticeiro de Oz), Sherlock Holmes entre outros.O jornal espanhol Mundo Desportivo anunciou que o Real Madrid entrou em briga pelo jogador Neymar e que o clube estaria oferecendo o jogador Kaka na negociação.
A empresa alemã BMW publicou fotos de um modelo chamado BMW M3 Pick-up
O programa Globo Esporte, antes dos créditos finais, exibiu um vídeo comemorando "o primeiro título do Corinthians como campeão da Copa Libertadores da América", título que o time é conhecido por nunca ter conseguido. O ato causou revolta entre alguns torcedores.
O maior jogo online sem violência habbo hotel anunciou a chegada do novo jogo: "Habbo Furni Warfare" para ps3,pc.*

2012

O Google lança uma versão 8-bit do Google Maps para o Nintendo Entertainment System.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário